Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar seu atendimento, o paciente ou responsável pelo mesmo deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento de Identidade – RG do paciente/responsável ou Documento Oficial com foto,
– Cartão SUS.
No ato da internação do paciente, o acompanhante receberá todas as informações sobre o horário das visitas. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nas dependências internas assistenciais da Unidade de Saúde.
Horários de Visitas e de Informações Médicas:
Pronto Atendimento Infantil
- Sala de Emergência/Urgência: das 11h00min às 11h30min;
- Sala de Observação: das 10h00min às 10h30min e das 17h30min às 18h00min;
- Troca de Acompanhante: das 08h30min às 09h30min e das 19h15min às 19h45min.
Pronto Atendimento Adulto
- Sala de Emergência/Urgência: das 11h00min às 11h30min;
- Sala de Cuidados Intensivos: das 11h30min às 12h00min e das 20h30min às 21h00min;
- Salas de Observação: das 11h30min às 12h00min, das 16h30min às 17h00min e das 20h30min às 21h00min;
- Troca de Acompanhante: das 08h30min às 09h30min e das 19h15min às 19h45min.
É proibida a filmagem e/ou fotografia de paciente em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.
Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância do paciente e seus familiares.
É proibido filmar e/ou fotografar as dependências e profissionais do hospital.
Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).
O Pronto Atendimento do Hospital, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 08h00min às 18h00min.
Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.
Formas de Contato:
- Caixas de Sugestões, localizadas nos corredores de acesso aos Consultórios Adulto e Infantil;
- Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção principal do hospital);
E-mail: sau@hmp.spdm.org.br
É importante que você saiba:
Consentimento informado:
O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da permanência em nossas dependências, com o consentimento do paciente ou seu responsável para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência:
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.
Transferência para outro hospital:
Este procedimento acontecerá sempre que o hospital não atender à especialidade indicada ou não dispuser de tratamento proposto pelos nossos profissionais. O Pronto Atendimento do Hospital responsabiliza-se em entrar em contato com o hospital de destino para verificar a possibilidade de receber o paciente. O Pronto Atendimento do Hospital informará a transferência aos familiares, entregando ao responsável pelo paciente a via original do resumo de alta, com especificação de transferência e exames.
Política de silêncio:
Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você, a seu acompanhante e às suas visitas que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades e também o número de visitas. Pedimos gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.
Conservação do Patrimônio Público:
O Hospital Municipal de Parelheiros “Josanias Castanha Braga” é um hospital público. Sendo patrimônio público cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.