HOSPITAL MUNICIPAL DE PARELHEIROS “JOSANIAS CASTANHA BRAGA”

O Hospital Municipal de Parelheiros está integrado à rede pública do Município de São Paulo, mais especificamente à Coordenação Regional de Saúde Sul (CRS – Sul).

O Hospital está localizado na região sul do Município de São Paulo, com uma população estimada de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) habitantes, e foi planejado para ser referência de atenção hospitalar preferencialmente aos munícipes das Prefeituras Regionais de Parelheiros e Capela do Socorro, que, juntas, têm 750.000 (setecentos e cinquenta mil) habitantes.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento aos pacientes, prestando serviços com humanização.

Humanização

O Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros, desde o início de suas atividades, teve, como objetivo, a prestação de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas, partindo dos princípios estabelecidos pela Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS, implementada pelo Ministério da Saúde, em 2.003, centrada na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS, o Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros desenvolve as seguintes ações:

Implantada no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros, seguindo planejamento cuidadoso e cauteloso, que levou em consideração, dentre outros fatores, o estudo de demanda, a sensibilização dos colaboradores, com reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento.

Para a Classificação do Risco foi adotado o Sistema Canadense, através do emprego de cores:

RISCO “VERMELHO”: classificação destinada a recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, os pacientes são encaminhados para outras áreas, para a sua recuperação.

 

RISCO “AMARELO”: classificação de risco destinada a pacientes críticos e semicríticos, com a terapêutica de estabilização já iniciada.

 

 

RISCO “VERDE”: classificação destinada a pacientes não críticos, em observação, internados, aguardando vagas nas unidades de internação, ou remoções para outros hospitais de retaguarda.

 

RISCO “AZUL”: classificação destinada a pacientes com atendimento de consultas de baixa e média complexidade. São condições que deveriam ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

 

Visita Aberta: 

As Unidades de Retaguarda, de Observação Adulta e de Observação Pediátrica são contempladas com a visita ampliada, sendo permitida a visita de uma pessoa por vez, durante o horário estabelecido. O controle de acesso faz-se através de crachás de identificação.

Direito a Acompanhante:

Desde o início das atividades do Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros, os pacientes com idades acima de 60 anos e os pacientes dependentes funcionais, de qualquer idade, têm o direito de permanecer com acompanhante solidário, assim como os pacientes pediátricos.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das Diretrizes Operacionais do PNH, vindo a estimular e fortalecer o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo a troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui, também, para a produção de vínculos e fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

Desde a sua inauguração, o Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrar os atendimentos e as decisões, no prontuário.

Uma das diretrizes do Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

PROJETO DE HUMANIZAÇÃO

O Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros possui como Projeto de Humanização:

A Lei Federal nº 11.104/2005 propõe brinquedotecas em diferentes ambientes, tendo fundamental importância dentro dos hospitais.

O Hospital Municipal de Parelheiros considera que brincar é direito de toda criança, inclusive das hospitalizadas. Ao se afastar do seu meio, a criança hospitalizada tem sentimentos de medo e abandono, mesmo tendo internação conjunta com a mãe e estando em ambiente agradável.

A criança internada torna-se triste, apática, recusa a alimentação, apresenta insônia, torna-se muito agressiva e mostra sinais de carência afetiva, podendo, em grau extremo, parar de crescer e ter sequelas psíquicas permanentes.

Serviço Social

O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família, durante sua permanência e/ou tratamento, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados a:

    1. Deveres e direitos legais dos pacientes;
    2. Termo de Curatela, para os pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;
    3. Previdência Social, nos casos de acidentes de trabalho;
    4. Auxílio à doença e aposentadorias;
    5. Isenção de tarifa de transporte urbano municipal, para garantir a locomoção para o tratamento, por exemplo.

Importante:

O Hospital Municipal de Parelheiros é uma Instituição pública. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender.

O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio. 

Atendimento gratuito 100% SUS.