O Hospital Municipal de Parelheiros está integrado à rede pública do Município de São Paulo, mais especificamente à Coordenação Regional de Saúde Sul (CRS – Sul).
O Hospital está localizado na região sul do Município de São Paulo, com uma população estimada de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) habitantes, e foi planejado para ser referência de atenção hospitalar preferencialmente aos munícipes das Prefeituras Regionais de Parelheiros e Capela do Socorro, que, juntas, têm 750.000 (setecentos e cinquenta mil) habitantes.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento aos pacientes, prestando serviços com humanização.
PROJETO DE HUMANIZAÇÃO
O Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros possui como Projeto de Humanização:
A Lei Federal nº 11.104/2005 propõe brinquedotecas em diferentes ambientes, tendo fundamental importância dentro dos hospitais.
O Hospital Municipal de Parelheiros considera que brincar é direito de toda criança, inclusive das hospitalizadas. Ao se afastar do seu meio, a criança hospitalizada tem sentimentos de medo e abandono, mesmo tendo internação conjunta com a mãe e estando em ambiente agradável.
A criança internada torna-se triste, apática, recusa a alimentação, apresenta insônia, torna-se muito agressiva e mostra sinais de carência afetiva, podendo, em grau extremo, parar de crescer e ter sequelas psíquicas permanentes.
Serviço Social
O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família, durante sua permanência e/ou tratamento, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados a:
-
- Deveres e direitos legais dos pacientes;
- Termo de Curatela, para os pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;
- Previdência Social, nos casos de acidentes de trabalho;
- Auxílio à doença e aposentadorias;
- Isenção de tarifa de transporte urbano municipal, para garantir a locomoção para o tratamento, por exemplo.