Gestão Ambiental
O Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.
O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:
– Segregação;
– Armazenamento;
– Acondicionamento;
– Transporte temporário;
– Identificação;
– Tratamento interno e externo;
– Coleta;
– Disposição final.
Outra ação importante é o descarte das lâmpadas utilizadas na unidade, que contêm mercúrio. É realizado por uma empresa especializada, responsável por fazer a descontaminação por meio de um processo que separa todos os componentes e armazena com segurança, sobretudo o mercúrio.
A unidade tem como consequência a geração de resíduos perigosos, como químicos, em geral, de laboratório e quimioterápicos. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o descarte e armazenamento, sem risco de vazamento ou exposição ao colaborador e paciente.
Pela importância desses resíduos, a unidade investe em treinamentos, aos colaboradores para a correta coleta desses resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual necessários e tomando conhecimento de como agir em caso de derramamento. A destinação final é a incineração em local licenciado pelo órgão ambiental.
O serviço de radiologia possui efluente decorrente do processo de revelação dos raios-X, de característica química e, por isso, não pode ser descartado na rede de esgoto. Diante desse cenário, uma estação de tratamento foi instalada, para que o efluente seja tratado antes de ser desprezado e as partículas de prata, que estão na película, possam ser segregadas. Tal efluente é analisado periodicamente para evitar alteração nas condições do esgoto da unidade.
A revelação de radiografias é um processo químico que merece atenção especial. Um dos elementos responsáveis, para que o processo de revelação ocorra é a prata presente na película que, mesmo após a revelação, permanece em sua superfície.
O descarte adequado dessas películas garante que esse material retorne ao ciclo produtivo e não seja descartado de qualquer forma ou que fique confinado em um aterro sanitário.
Na empresa de reciclagem, após a lavagem das películas e retirada da prata, o material passa por um processo de secagem, e é transformado em diferentes tipos de material de escritório.
O projeto de coleta de películas de raios-X tem o objetivo de dar destinação adequada ao resíduo químico “Prata”, além disso, tem função educativa junto à Sociedade.
Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.
O Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros realiza a destinação correta de pilhas e baterias usadas, contribuindo com o meio ambiente.
Dentre outras ações, o Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores. Trabalha com metas de redução de consumo de água e energia e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção.
Buscando reduzir o consumo de água no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros, diversas ações foram desenvolvidas, como a troca de torneiras manuais por sistema temporizado, troca de bacias com válvula hidra para bacias com caixa acoplada, aquisição de válvulas redutoras e troca de bebedouros antigos para modelos novos com tecnologia capaz de regular a vazão de água.
Preocupado com o bem-estar do colaborador do Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente hospitalar, e buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas na unidade, o setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com a futura comissão de organização promoverão anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.